sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Por que o termo terrier no pitbull



Nós consideramos o pitbull o mais fiel ancestral do bulldog antigo, com blend de sangue terrier(nas linhas de porte mais ágeis e velozes), em finais do séc. XIX nos USA, onde foram aperfeiçoados como pitfighting.

Vemos reproduções de pinturas alemãs que trazem figuras de antigos bulldog que se parecem substancialmente do ponto de vista morfológico com os pitbull’s.

Isto valoriza a tese que o bullenbeisser (predecessores do boxer) da Alemanha e o bulldog da Inglaterra eram na verdade uma variante da mesma raça.

Podemos levar a discussão que o bulldog europeu derivava dos cães dos açougueiros, que era uma variante menor dos antigos mastiff’s.

Os pitbull’s são os últimos troféus desse tempo, os originais bullenbeisser.

Em 1898, onde Bennet (fundador da entidade), registrou os pitbulldog como american pitbull terrier. Escolha infeliz, pois esse nome criou muita confusão na opinião pública que confundia o pitbull com o bullterrier inglês (segundo registros de J. Hinks em 1860).

Com efeito, essa confusão se prolongou até os dias de hoje.

Entendemos que a UKC, na figura de Bennet, optou por essa inclusão do termo terrier, pois o bull terrier estava em ascensão nas exposições, e também foi uma forma de cativar alguns criadores .

Mesmo assim o pitbull ficou sendo chamado de bulldog, ou pitbulldog até os dias de hoje, linguagem coloquial dos criadores norte americanos.

O termo bulldog significa um termo genérico, que se refere a varias tipitologias caninas desenvolvidas em áreas de isolamento geográfico.

De fato após 1835(ano da proibição dos Bull Baiting), os bulldogs originais aos poucos foram perdendo sua função, dando origem assim a cães menores e mais velozes, compactos e mais fáceis de serem trabalhados.

Sem comentários:

Enviar um comentário